Publicado por: awbuch | 1 setembro, 2007

Como o muro de Berlim Caiu

berlinwall1989a.jpg

Oriente e Ocidente eram inimigos. Berlim oriental era o paraíso dos trabalhadores comunistas, pois nela tinham arranha-céus, monumentos e a torre de televisão (Fernsehturm), que até hoje atrai a atenção de todos que estão em Berlim. Berlin Ocidental era uma ilha capitalista de liberdade, tendo como aliada a Alemanha oriental.

Para prevenir a Alemanha de virar um grande campo de batalhas, lideres da a Alemanha oriental, como o Chanceler Willy Bandt propôs a (Ostpolitik), uma política de trocas e suporte financeiro com os ocidentais.

De suma importância, foram as mudanças que ocorreram em Moscou. Mikhail Gorbachev, subiu ao poder por lá em 1985 e chacoalhou o governo com reformas. Ele disse que assim como ele estava fazendo, os outros lideres do Oriente deveria fazer o mesmo. Moscou não mais iria intervir militarmente para aplicar seu regime.

No verão de 1989, Alemães Orientais viajaram para outros paises do continente europeu para assim conseguirem entrar no na Alemanha Ocidental.

Assim, veio a decisão da Alemanha oriental em dar passe livre, com visto para entrar no ocidente. Esta decisão foi calculada para aliviar a pressão que estava sob o regime oriental, que também prometia novas reformas. Foi uma forma de tentarem salvar o sistema.

Em 9 de Novembro de 1989, foi anunciado o passe livre para o outro lado, porém para ser no próximo dia, mas ao fazer o anuncio, o porta voz do governo se enganou e disse que era uma decisão imediata. Em poucas horas, as fronteiras estavam lotadas e nem os guardas sabiam da decisão, logo estavam demandando o visto para atravessarem. Isso começou na ponte Bornholmer.

Este foi o inicio de uma explosão de emoção, e era uma emoção que poderia ser de duas formas, uma daqueles que acreditavam que a vida seria diferente, e outra daqueles que duvidavam. Berlinenses orientais ganharam brindes e presentes, como também selos, para trocarem em Berlim ocidental por comidas e objetos que achassem necessários.

No inicio aqueles que vinham da parte oriental, agiam de forma muito correta, obedecendo a filas, atravessando na faixa de pedestres, mesmo que não vinha carro. Pude vivenciar e perceber que essa cultura se mantém até hoje por lá.


Responses

  1. …O MURO FOI CONSTRUIDO POR FORÇA DE PODERES BÉLICOS, CORRIDA ARMAMENTITAS,
    NA VERDADE O HOMEM QUANDO SE TRATA
    EM ADQUIRIR PODERES BÉLICOS É PIOR QUE
    OS ANIMAIS NA DISPUTA POR UMA FEMEA NO
    “CIO”. ISSO TUDO NÃO PASSA DE ADQUIRIRMOS
    FORMAS DOS NOSSOS ANCESTRAIS . PAULO DA SILVA LOPES FILHO – VIÇOSA-MG

  2. O SER HUMANO AINDA NAO VIU NADA, HORRORES PIORES IRÃO ACONTECER, O MUNDO NÃO TEM ESPAÇO PARA TODOS, O PIOR, A FALTA D’AGUA, TRAGÉDIAS ESTARÃO POR VIR, NÃO É RELIGIÃO, SUPERTIÇÃO OU MESMO PESSIMISMO, É O QUE ESTÁ PRÓXIMO, MAS AS PESSOAS NÃO QUEREM ACREDITAR, O CAOS SERÁ TOTAL , SE AS PESSOAS ACHAM QUE HOJE EXISTE VIOLENCIA; ESTAM ENGANADOS, A VERDADEIRA VIOLENCIA ESTÁ POR VIR, DEVIDO A ESCASSES DE ALIMENTOS E ÁGUA POTÁVEL. – PAULO DA SILVA LOPES FILHO-VIÇOSA-MG

  3. então, presciso de 5 mudanças e 5 continuidades após a caida do muro o que mudou, se pudeer me ajudar agradeço,.
    email: diego_abc2007@hotmail.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: