Publicado por: awbuch | 16 agosto, 2007

Documentário – Streddling the Fence – Thomas L. Friedman – Parte 5

Assim Friedman se diz perdido dizendo que passou por todos os lugares nesta sua investigação do povo e vendo que o muro está lá para separar e conter o terrorismo, porém o que Dahleh diz é que está acabando com um futuro país unificado. Algo impensável como fora dito acima.

Friedman foi então a Ramallah, capital da Palestina, para testar esta solução de Dahleh com uma ativista palestina, Diana Buttu. Ele começou dizendo que houve uma pesquisa com os israelenses e 83% estão felizes com o muro, pois voltaram a viver de uma maneira tranqüila. Então parece que os palestinos têm agora que fazer uma abordagem diferente com os israelenses sugere Friedman. Ela diz que todos querem na palestina o direito de liberdade, ela quer igualdade, cada cidadão com direito de seu voto (1 man, 1 vote). Ela pensa em educar os israelenses, pois acha que eles irão se surpreender com a reação das pessoas. Friedman discorda dela, ele diz que o que poderia mudar a atitude de Israel em relação ao muro, e isso poderia ocorrer da noite para o dia, seria se o Hamas dissesse que rejeita a partir de agora atentados suicidas. Isso pararia a construção do muro em questão de segundos. Aí sim, segundo Friedman, as pessoas parariam para pensar politicamente, emocionalmente para as coisas que a ativista está falando, ao contrário disso, está se jogando tempo e dinheiro fora.

No fim do documentário, Friedman estava indo para o Aeroporto, quando houve um atentado terrorista, um terrorista se explodiu num ponto de ônibus. Ao chegar ele vê os destroços de corpos espalhados por todo o lado. Ele entrevista um oficial da polícia, que diz que apesar de terem contido um grande número de atentados nos últimos dias, ainda não existe muro ou cerca que consiga prevenir 100% dos ataques. Após as cenas que ele presencia, ele atesta que, “Se você quiser saber aonde o muro começa, ele começa aqui…” se referindo aos atentados que estão fazendo com que Israel construa o muro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: