Publicado por: awbuch | 16 agosto, 2007

Documentário – Streddling the Fence – Thomas L. Friedman – Parte 4

Friedman foi entender do lado israelense com os responsáveis pela construção do muro. Eival Gilady, o responsável pela estratégia do muro, diz que: “é preciso alguém combater o terrorismo e se eles (os palestinos) não combatem, os israelenses têm que fazer.” A idéia de construir um muro nunca tinha sido cogitada, ele diz. Quando Israel estava construindo uma estrada que faria ligação com Qalqilya, os palestinos começaram a atirar nos trabalhadores, matando cinco. O motivo de Qalqilya ser totalmente cercada de muros foi que os terroristas saiam diretamente de lá, eram formados lá, então lá era a porta de saída para entrarem em Israel. E Qalqilya fica a menos de cinco minutos de uma cidade grande de Israel, então é preciso prevenir a ida dos terroristas para lá. Os palestinos reclamam das barreiras (Checkpoints) nas fronteiras. Os israelenses reclamam que os palestinos fizeram com que a porta de suas casas virasse barreiras (Checkpoints).

Mark Heller, um professor renomado em Israel, da Tel Aviv University, americano, a favor do processo de paz, está morando perto do muro e Friedman cita que ele está sendo beneficiado por esse muro, como ele se sente com isso, pergunta Friedman. “Eu fico triste que seja necessário. E espero que não seja uma necessidade permanente, porém nas circunstâncias atuais, do nível de terrorismo palestino, acredito que este muro irá satisfazer a necessidade emocional para a situação… a população está cansada de ter seus filhos explodidos em bares, restaurantes, ônibus e cafés.”

Friedman começa assim a entender que a situação está realmente um caos, de um lado os palestinos afirmam que existem terroristas por sua parte, porém se perguntam o porquê de todos serem punidos e colocados atrás dos muros. Os terroristas não vêm e não se comprometem a ajudar a conter os atentados que explodem e matam israelenses.

Por outro lado, Israel questiona que país não faria isso, enfrentando terroristas suicidas?

Existe uma pergunta muito importante a ser feita: Como o muro resiste se israelenses vivem nos dois lados?

Muhammad Dahleh, advogado que trabalha na corte israelense, fez revelações interessantes sobre o muro. Diz que Israel poderia ter feito o muro de acordo com as fronteiras de 1967 e diz que o que ocorre hoje é o fim de uma resolução para que ajam dois estados separados (palestino e israelense). Friedman enfatiza o que Dahleh diz sobre o fim de uma resolução. Friedman diz que o que Dahleh afirma é irônico, pois o muro está sendo construído para dividir os dois e este muro acabaria com uma separação dos dois povos? Dahleh diz que os palestinos querem viver em paz e liberdade, no mesmo território que os israelenses. Querem ter o mesmo direito de voto que os israelenses. Os palestinos acreditam que com a construção dos muros, os israelenses irão tomar mais conta ainda de mais espaços dos territórios ocupados.

Porém esta afirmação é perigosa para Israel. Em uma década, os palestinos estarão em maior número em Israel, Palestina e Gaza. E se assim como disse Dahleh, forem demandar um estado em comum para os dois povos, dando direito de voto para todos igualmente. Israel passará a não mais ser um Estado judeu, algo que não irá acontecer. E Dahleh ainda tenta convencer, dizendo que Israel não precisa sair dos territórios ocupados, na verdade não precisa mudar nada, somente o que reivindica é dar cidadania igual para todos. Algo impensável, pois se for dado a eles, em pouco tempo eles tomarão o poder e acabarão com Israel.


Responses

  1. Olá! Preciso urgentemente de um vídeo que fala sobre a Divisão da Alemanha! Gostaria de saber se você sabe algum site que tenha pra baixar!
    Obrigada!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: