Publicado por: awbuch | 14 agosto, 2007

Documentário – Streddling the Fence – Thomas L. Friedman – Parte 1

Thomas L. Friedman foi para Israel, para fazer um documentário sobre a construção deste muro. Ele quis entender o porquê de sua construção, os motivos reais, e por isso foi ao local, para entrevistar e vivenciar o dia a dia dos dois lados.

Friedman se encontra no começo do documentário, com Benjamin Netanyahu, ex – primeiro ministro de Israel. Ele foi primeiro-ministro de Israel entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Yitzhak Rabin e foi precedido por Ehud Barak. Na entrevista com Friedman, Netanyahu mostra sua posição sobre a construção deste muro. Diz que se quiser proteger vidas, é necessário criar barreiras contra o mais espertos dos homens bombas, o ser humano. A percepção que as pessoas têm é que tem que haver primeiro um processo político de paz e a conseqüência disso é a segurança territorial. Netanyahu diz que o caminho neste caso é o inverso, primeiro garantimos a segurança. Primeiro, se você quer restaurar a segurança, para que haja a possibilidade de um processo de paz começar, ele afirma que este muro é absolutamente necessário.

Friedman pergunta então sobre a localização da construção do muro, questionando que o muro está sendo construído no quintal dos palestinos, e como resultado, poderá agir com um agente estimulador de violência.

Netanyahu responde a esta pergunta, dizendo que o muro beneficia não só os israelenses mas também os palestinos. “Você acha que esta ruindade e ação dos terroristas ajudam a causa palestina? Ajuda os palestinos de alguma forma? Se puder me dizer em que forma os ajuda, me diga. Acho que machuca a nós e a eles. E agora, não existe uma liderança palestina que consiga barrar isto. Então a saída no momento para barrar bombas guiadas e ataques terroristas é criando um muro, não há outra saída”, afirma Netanyahu.

Para saber mais sobre Netanyahu, entrem no site

http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/netanyahu.html

 


Deixe um comentário

Categorias