Publicado por: awbuch | 10 agosto, 2007

Muro de Israel

 

O muro de Israel foi construído para dar segurança ao Estado Israelense. A construção deste muro está sendo feita, devido a atentados e ao número crescente de vítimas por esses atentados. A justificativa para este muro é diminuir a onda de ataques e defender os cidadãos e o território. Este objetivo está sendo alcançado. Aqui no Brasil, existem muros e mais muros para nos proteger contra nós mesmos, contra nossa população, existem em alguns prédios, dois muros. Isto gera uma segurança maior, mesmo que não total, mas pelo menos diminui a ameaça. Colocamos porteiros em guaritas, algumas vezes até blindadas para “guardarem” nossos prédios. A ameaça aqui no Brasil é nacional, brasileiro contra brasileiro e vivemos construindo muros e mais muros para conter esta violência. Em Israel, as casas e prédios são abertos, não existem muros e portões, a vida é tranqüila, as pessoas vivem como se fossem irmãos, a igualdade social é evidente. A ameaça está no território vizinho e para que Israel não tenha que construir portões, muros e nem mudar o modo de vida de sua população, acabou por criar um único muro na fronteira contra o país vizinho, colocando soldados para cuidar, assim, baixando muito o nível de ameaça contra sua população. Primeiro, devemos pensar na segurança de seu povo para depois discutir a do povo visinho. Ao diminuir os ataques a Israel, sua população automaticamente ficou menos vulnerável e assim o objetivo está sendo alcançado.

A matéria do dia 10 de Janeiro de 2007, do Jornal McClantchy, mostra que em 2006, apesar de ter ocorrido à guerra contra o Hezbollah no Líbano, o número de Israelenses mortos em ataques Palestinos foi o menor desde o início desta nova “Intifada”, que iniciou em 2000. Os números demonstram que a diminuição foi de mais de 90%. Esta melhora pode ser vista através de números, confirmados nesta mesma matéria de jornal. Em 2006, somente dois palestinos suicidas conseguiram entram em Israel e executar um ataque. Israel passou quase nove meses sem ataques suicidas em seus territórios, o maior período de calma desde o ano 2000. Nesta reportagem, a relações públicas do exército de defesa de Israel atesta que o muro fora construído para parar o terror e efetivamente está fazendo isso.

Israel começou a construir efetivamente esta barreira quando os ataques suicidas estavam no auge. Isto foi o que motivou, apesar da crítica internacional, a construção desta barreira. Hillary Clinton concorda com a construção do muro, ela afirma que Israel o construiu, não contra a população Palestina e sim contra os terroristas, cabendo a autoridade palestina lutar contra o terrorismo.

Neste site, em inglês, é possível ler mais sobre o assunto.

http://www.securityfence.mod.gov.il/Pages/ENG/default.htm


Responses

  1. eu acho que é correto a construção do muro,sou a favor sim,se cada um ficar no seu pais ,vai evitar desavenças,o muro ja melhorou em 90% e pode chegar a 100% sim. Com o muro não quer dizer que eles não vão mais te relações, apenas não vão ser obrigados a manter relações com terroristas inderetamente.

  2. O muro com certeza foi uma iniciativa muito bem elaborada , a intenção desse Muro é para contribuir contra o terrorismo e está efetivamente diminuindo os ataques terroristas.

  3. De fato o muro reduziu o número de atentados, é preciso, no entanto, esclarecer o preço que os palestinos e mesmo os israelenses de bem têm pagado por isso. O muro inviabilizará a paz entre Israel e a Palestina. Os grupos terroristas assim como as guerras assimétricas devem ser combatidos pelo serviço de inteligência secreto, identificando e eliminando os focos pontuais do terror. O muro não deve ser concebido como uma solução permanente, mas sim provisória até que isso ocorra de forma eficaz.

  4. Estive em Israel e vi o quanto esse Muro complica a vida daquele povo. Essa divisão e separação é ruim, pois impede que pessoas e famílias que vivem em cidades diferentes possam se ver. É como se houvesse um muro, por exemplo, entre RJ e SP. Já imaginou vc q é de SP ficar preso ali dentro. E o povo do RJ tbm. Sem poder sair e cruzar o muro para visitar o outro lugar. É mt ruim e os vizinhos do muro não gostam dessa delimitação em suas vidas. Além disso, é um medo constante e o exercito fica fiscalizando todos q cruzam o muro. Todos armados. Muitos jovens estão nessa função e eles próprios não aguentam mais essa vida, essa situação. São tristes e desesperançosos.
    E, por fim, temos q lembrar q tudo isso acontece na terra de Jesus, na terra onde Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Uma Terra Santa q precisa de orações constantes para q essa situação melhore o mais rápido. Afinal, todos são irmãos!!!

  5. Oi Maria que postou a mensagem supra.

    Eu estava em Israel quando estourou uma bomba dentro de um mercado público. Foi um horror.

    São duas imagens, uma sua outra minha. A sua algo que impede que pessoas (INCLUSIVE BANDIDOS, ASSASSINOS) cruzem livremente de um lado para outro. A minha imagem foi de ver pessoas serem mortas sem saberem porque, não só os israelitas como o palestimo que após uma lavagem cerebral, “descobre” que abreviando a sua vida terrena via multi assassinato, ganhará nos céus 50 virgens. Até onde sei BANDIDOS não entram nos céus.

    Quanto a tua comparação das dificuldades que adviriam se fosse criado um muro entre RJ e SP, caso se realizasse, creio que não seria sem uma razão extrema.

    Dentro do seu exemplo, nós temos “alguns muros” no Brasil. No RS/Porto Alegre, eu conheço um muro que separa o cais do porto de uma avenida, hoje existe aberturas. A desculpa foi para evitar enchentes. A realidade era bem outra.

    A Linha Vermelha no Rio, no fundo foi para dar segurança e não só para desafogar o trânsito. Cria tanto transtorno para os moradores tanto aqui no Brasil como para os palestinos, a única diferença que os brasileiros não reclamam do “muro” da Linha Vermelha, mas sim do Muro Israelense. É hilariante!

    Voltando ao caso do Muro de Israel, eu concordo que dá transtorno, mas DÁ SEGURANÇA AO POVO JUDEU.

    Vamos nos debruçar sobre uma exemplo corriqueiro:
    Grade nas janelas das casas sem dúvidas dá transtornos; dá sensação de limitação; traz preocupações, pois no caso de um lincêncio, caso não se possa atingir uma das portas, praticamente fará vítimas fatais, mas traz segurança no dia-a-dia, traz e ninguém discorcar.

    TUDO PASSA POR UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA.

    Saudações


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: