Publicado por: awbuch | 31 agosto, 2007

Porque o muro de Berlim foi construído.

Construir o muro de Berlin em 1961 fazia total sentido para o líder da Alemanha oriental Walter Ulbricht. A população do seu lado estava imigrando para o lado ocidental em grande escala, quase que tornando a Alemanha oriental um local vazio.

O fluxo de pessoas do leste de Berlim para o oeste era enorme, pois o oeste (ocidente) estava experimentando uma época de milagre econômico (em alemão – Wirtschaftswunder)

As raízes do muro apareceram no inicio da guerra fria, após a 2ª guerra mundial. Um dos motivos fora o esforço de Moscou em tirar os aliados ocidentais de Berlim ocidental, assim como de tirar os capitalistas, que falhou.

Em 13 de agosto de 1961, as tropas de Berlim oriental começaram a colocar os barreiras e arames farpados para cortar a ligação deles com o resto da Alemanha, as únicas saídas eram feitas através dos “checkpoints” (ler post sobre checkpoint Charlie). O regime chamava o muro de “Barreira protetora antifascista”, “trancando” seu povo do capitalismo.

Apesar de o muro circundar Berlim ocidental, dentro de Berlim oriental, o “mundo” parecia acabar para Berlim oriental, naquele muro. Porém milhares de Alemães do lado oriental ainda tentavam atravessar para escapar deste regime e ir ter uma vida melhor no lado ocidental. Eles tentavam entrar de todas as formas, dentro de porta malas, dentro de capas de pranchas de surf, dentro de aviões cargueiros, de balões… Eles até tentavam nadar pelo rio para chegar a “liberdade”, Berlim ocidental.

Muitas destas tentativas de travessia acabaram tragicamente. Consta nos documentos oficias que os guardas do muro, mataram 270 fugitivos, e é estimado que 940 tenham morrido durante o processo de travessia.

fonte: http://www.cnn.com/SPECIALS/views/y/1999/11/burns.wall.nov8/#1  

About these ads

Responses

  1. Muito bem escrito mas a forma de relatar a história neste texto é completamente parcial!
    Parece, quando o lê-mos, que ainda vivemos os anos de guerra fria e recebemos constantemente propaganda capitalista americana….

  2. qual era o comprimento do muro de berlim ?

  3. a queda do simbolo maximo desse periodo foi o resultado do processo de profundas reformas politicas promovidas pela uniao sovietica, a partir de 1985, com olider mikhail gorbatchov

  4. qual foi a data da queda do muro de Berlim

  5. as tranformações ocorridas devido ao avanço do capitalismo em todo o globo fizeram com que também caisse o muro, que até então simbolizava a divisão de duas alemanhas, de duas culturas economicas totalmente diferente de um lado a socialista e do outro a capitalista, quando ambas ja faziam parte do capitalismo ~´a não fazia sentido um muro como divisória.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: